Desafios da permanência de estudantes LGBT+ na universidade: percepção de discentes de centro universitário amazônico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Victor Serrate Capucce
Jade Gomes da Costa Medeiros
Anitha de Cássia Ribeiro da Silva
Ítalo Diógenes Gomes da Silva
Rafael Ademir Oliveira de Andrade
Mariana Bezerra dos Santos
Arlindo Gonzaga Branco Junior

Resumo

Objetivo: Identificar os principais desafios para a permanência de alunos LGBT+ do curso de medicina e enfermagem de uma instituição privada do norte do país, determinando um paralelo entre a visão de docentes e discentes. Métodos: Trata-se de uma análise quantitativa, que teve como alvos de pesquisa alunos (as) e professores (as) de uma instituição particular de ensino superior do Norte do país, fazendo uso de questionários online para docentes e discentes, com 11 e 21 perguntas do tipo opção única, respectivamente. Foram duas semanas para coleta de dados, uma para cada alvo, dito isso, obteve-se 120 respostas de alunos e apenas um dos professores. Resultados: A análise das respostas mostrou que cerca de 20% dos alunos já cogitaram desistência do curso por conta de conflitos relacionados à sua orientação sexual, como 40% já souberam ou presenciaram algum ato de preconceito ou discriminação contra pessoas LGBT+ no ambiente educacional. Conclusão: Logo, assinala-se que a pessoa LGBT+ acumula desafios de diversas origens e inerentes à sua própria natureza.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CapucceV. S., MedeirosJ. G. da C., SilvaA. de C. R. da, Silva Ítalo D. G. da, AndradeR. A. O. de, SantosM. B. dos, & JuniorA. G. B. (2021). Desafios da permanência de estudantes LGBT+ na universidade: percepção de discentes de centro universitário amazônico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(4), e7109. https://doi.org/10.25248/reas.e7109.2021
Seção
Artigos Originais