Atividade de monitoria durante o Regime Letivo Remoto: relato de experiência no curso de medicina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Camila Cardoso Lanza
Rafaela Aparecida Ferreira Santos Seabra
Augusto Cézar Prado Coelho
Álvaro Silva
Bruna Cristina Silva Martins
Graziela Cesar de Sousa
Izabela Letícia Simões Salvador
Larissa Rodrigues do Carmo
Patrícia Regina Guimarães

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de estudantes da graduação de Medicina sobre a atividade de monitoria acadêmica realizada durante o regime letivo remoto (RLR). Relato da experiência: A monitoria acadêmica durante o RLR foi uma experiência desafiadora em que as ferramentas tecnológicas forneceram suporte essencial para possibilitar o acompanhamento dos alunos e o desenvolvimento satisfatório das atividades. Para a avaliação da aplicabilidade destes recursos durante a monitoria foi desenvolvido e disponibilizado um questionário aos alunos para ser respondido de forma anônima e voluntária. Ao avaliar a comunicação entre alunos e monitores, 65,38% dos respondentes consideraram que esta melhorou durante o regime remoto e 92,31% consideraram que a subdivisão em grupos menores foi uma estratégia que possibilitou este resultado. Desta forma, exemplifica-se a importância de adotar formas alternativas de comunicação para promover a interação entre monitores e alunos, viabilizando os objetivos da atividade de monitoria acadêmica. Considerações finais: Os monitores foram capazes de inovações, durante o regime letivo remoto, que garantiram a efetividade da monitoria, mantendo a proximidade com os alunos, o esclarecimento de dúvidas e a experiência de iniciação à atividade docente, cumprindo seu papel de contribuir para o aprendizado dos alunos e dos monitores, mesmo no ambiente virtual de aprendizagem. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LanzaC. C., SeabraR. A. F. S., CoelhoA. C. P., Silva, Álvaro, MartinsB. C. S., SousaG. C. de, SalvadorI. L. S., CarmoL. R. do, & GuimarãesP. R. (2021). Atividade de monitoria durante o Regime Letivo Remoto: relato de experiência no curso de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(5), e7163. https://doi.org/10.25248/reas.e7163.2021
Seção
Relatos de Experiência