Avaliação do conhecimento em primeiros socorros de alunos das autoescolas de Vassouras

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carolina Monte Santo Burdman Pereira
Ana Cláudia Ferreira Neves
Ayla Jaqueline Pereira Carvalho
Pedro Victor Dias da Silva
Patrícia Pereira Nogueira

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento em primeiros socorros de motoristas em formação em um município do interior do Rio de Janeiro. Métodos: Estudo descritivo e transversal, com abordagem quantitativa, com dados obtidos por questionário de 132 alunos de duas autoescolas do interior do Rio de Janeiro para caracterização do conhecimento em primeiros socorros, entre 2019 e 2020. Resultados: Sobre a sequência correta da avaliação primária, 41,7% indicaram ABCDE. Ao se deparar com vítima que não está respirando, 8,3% acertaram a alternativa de elevar a mandíbula da vítima. Em hemorragias, 32,6% assinalaram corretamente “vômitos de coloração escura indicam hemorragias no trato digestivo, principalmente estômago e a vítima deve permanecer deitada”. Sobre sinais vitais, houve 54,5% erros. No tema de PCR, 20,4% e 18,4% marcaram corretamente “a vítima deve ser colocada deitada de costas, com o pescoço levantado a fim de facilitar a respiração” e “realizar duas respirações artificiais para cada 15 massagens cardíacas, caso esteja acompanhado”, respectivamente. Das 14 questões, 6 apresentam erro acima de 50%. Conclusão: Existe necessidade de aprimoramento na condução do aprendizado de PS para os futuros condutores, já que foi identificado grande percentual de erro em questões básicas sobre o tema, especialmente em suporte básico cardiovascular.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PereiraC. M. S. B., NevesA. C. F., CarvalhoA. J. P., SilvaP. V. D. da, & NogueiraP. P. (2021). Avaliação do conhecimento em primeiros socorros de alunos das autoescolas de Vassouras. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(4), e7169. https://doi.org/10.25248/reas.e7169.2021
Seção
Artigos Originais