Tecnologias educacionais validadas para pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus

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Dedabrio Marques Gama
Laís Mara Caetano da Silva
Maria Denise Schimith
Marcelo Nunes da Silva Fernandes
Daiana Cristina Wickert
Vivian De Franceschi Brondani
Adriany da Rocha Pimentão
Lais Quevedo Siqueira

Resumo

Objetivo: Identificar as tecnologias educacionais validadas para pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no mês de junho de 2020, nas bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde, Dados Bibliográficos na Área de Enfermagem do Brasil e Medical Literature Analysis and System Online. Utilizou-se na primeira busca a combinação de descritores Tecnologia educacional e Hipertensão e na segunda busca os descritores Tecnologia educacional, Diabetes Mellitus ou Diabetes, com operador booleano and, sem recorte temporal, resultando em seis estudos. Resultados: As tecnologias educacionais possibilitam mudanças no estilo de vida das pessoas, conhecimento de medidas necessárias à promoção, prevenção e/ou controle dos fatores de risco das doenças e a aprendizagem do autocuidado. Considerações finais: É incipiente a realização de estudos que versam sobre as tecnologias educacionais validadas para pessoas com hipertensão arterial sistêmica e a diabetes mellitus, as quais podem contribuir para o autocuidado e a prática profissional em saúde.

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Como Citar
GamaD. M., da SilvaL. M. C., SchimithM. D., FernandesM. N. da S., WickertD. C., BrondaniV. D. F., PimentãoA. da R., & SiqueiraL. Q. (2021). Tecnologias educacionais validadas para pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(5), e7250. https://doi.org/10.25248/reas.e7250.2021
Seção
Revisão Bibliográfica