Simulação médica no período da pandemia da COVID-19: um relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gustavo Garcia Pacheco
Mariana Scapellato Gontijo
Letícia Donaire Fabro
Maria Laura Verissimo Teixeira
Carolina Marques Ferreira
Jhenifer Rodrigues Messias
Maíra Ferro de Sousa Touso

Resumo

Objetivo: Apresentar e refletir o emprego remoto da metodologia ''Debriefing'' utilizada na simulação em prática médica, nas aulas remotas durante a pandemia do novo coronavírus. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência conduzido por seis acadêmicos de medicina do sexto período na disciplina de Programa de Integração na Estratégia Saúde da Família no estágio de saúde mental. O estágio foi vivenciado por seis alunos e devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus todas as aulas foram realizadas de maneira remota.  O programa da disciplina foi composto de quatro encontros para discussão dos principais temas da Psiquiatria seguido de três encontros no qual a metodologia Debriefing foi aplicada. A cada encontro um caso clínico era trazido pelo professor que além de conter informações da anamnese e do exame físico, possuía pequenos vídeos com simulações realísticas do caso apresentado. Após a apresentação do quadro do paciente fictício o professor orientava o processo de construção de aprendizagem por meio de perguntas nas quais os alunos teriam que utilizar de conhecimentos teóricos para respondê-las. Considerações finais: Essa ferramenta se mostrou eficaz no contexto de aulas síncronas durante a pandemia da COVID-19.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PachecoG. G., GontijoM. S., FabroL. D., TeixeiraM. L. V., FerreiraC. M., MessiasJ. R., & TousoM. F. de S. (2021). Simulação médica no período da pandemia da COVID-19: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(5), e7301. https://doi.org/10.25248/reas.e7301.2021
Seção
Relatos de Experiência