Simulação médica no período da pandemia da COVID-19: um relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Apresentar e refletir o emprego remoto da metodologia ''Debriefing'' utilizada na simulação em prática médica, nas aulas remotas durante a pandemia do novo coronavírus. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência conduzido por seis acadêmicos de medicina do sexto período na disciplina de Programa de Integração na Estratégia Saúde da Família no estágio de saúde mental. O estágio foi vivenciado por seis alunos e devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus todas as aulas foram realizadas de maneira remota. O programa da disciplina foi composto de quatro encontros para discussão dos principais temas da Psiquiatria seguido de três encontros no qual a metodologia Debriefing foi aplicada. A cada encontro um caso clínico era trazido pelo professor que além de conter informações da anamnese e do exame físico, possuía pequenos vídeos com simulações realísticas do caso apresentado. Após a apresentação do quadro do paciente fictício o professor orientava o processo de construção de aprendizagem por meio de perguntas nas quais os alunos teriam que utilizar de conhecimentos teóricos para respondê-las. Considerações finais: Essa ferramenta se mostrou eficaz no contexto de aulas síncronas durante a pandemia da COVID-19.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.