Doutores Só Risos: percepções dos estudantes de medicina sobre as contribuições da palhaçaria na sua formação médica
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Resumo
Objetivo: Avaliar o efeito da experiência com palhaçaria na vida de estudantes de Medicina e identificar quais foram as mudanças na sua vida pessoal e acadêmica. Métodos: Estudo qualiqualitativo, realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas individuais com 13 estudantes de Medicina que participavam do projeto de extensão “Doutores Só Risos” da Universidade José do Rosário Vellano em Belo Horizonte. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo baseada na categorização proposta por Bardin L (2016). Resultados: Os alunos demonstraram interesse pela palhaçaria, pois viram nesta atividade a oportunidade de ajudar as pessoas a enfrentarem alguma situação de vulnerabilidade, como doença ou problema social. Observou-se que a palhaçaria promoveu modificações na vida dos alunos, uma vez que ajudou a melhorar a comunicação, além diminuir a timidez. Os estudantes ressaltaram ainda a melhora na relação com o paciente, pois passaram a escutá-los mais, melhoraram a empatia e passaram a ver o outro em todo o seu aspecto biopsicossocial. Conclusão: Conclui-se que a palhaçaria, tem potencial para promover mudanças de atitudes e comportamentos nos estudantes de Medicina, contribuindo para desenvolver competências necessárias para maior humanização do atendimento médico.
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