USO DE ESPAÇADORES EM CRIANÇAS COM ASMA: EMPREGO DA TÉCNICA INALATÓRIA

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Ana Alice A. Ibiapina Parente
Leonardo S. de Farias
Maria de Fátima B. Pombo March
Mariana S. de Farias
Clemax C. Sant´Anna

Resumo

Objetivo: observar crianças em uso de espaçadores em terapia inalatória e descrever as práticas de pais e responsáveis de crianças com menos de cinco anos, com asma sobre a terapia inalatória com o uso de espaçadores Métodos: estudo transversal realizado em ambulatório de pneumologia pediátrica no período agosto de 2007 e julho de 2009. A amostra constituiu-se de 50 crianças, de ambos os sexos observadas durante o uso de espaçadores acoplados a aerosóis dosimetrados; foi aplicado formulário aos pais e seus responsáveis. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva. Resultados: Sessenta e dois % das crianças observadas foram do sexo masculino e 38% do feminino. Encontrou-se o seguinte: 50% dos pais/responsáveis agitaram o aerosol antes do procedimento; posição sentada do paciente em 56% dos casos; 82% dos pais/responsáveis não observaram a respiração da criança durante a técnica e 22% não acoplaram a máscara de forma correta. Cerca de 48% das crianças inspiram o fármaco por tempo adequado e 52% o fizeram com a boca fechada; 78% das crianças estavam tranqüilas e 22% agitadas, chorando ou dormindo. O fármaco era aplicado pela manhã em 56% das crianças; 24% não lavavam a boca e 64% escovavam os dentes após o uso da medicação. O espaçador era lavado e seco corretamente em 44% e 72% das observações, respectivamente. Conclusões: identificou-se a necessidade de se implementar orientações sobre a maneira de administrar a terapia inalatória com espaçadores em crianças visando o melhor aproveitamento do fármaco.

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Como Citar
ParenteA. A. A. I., FariasL. S. de, MarchM. de F. B. P., FariasM. S. de, & Sant´AnnaC. C. (2012). USO DE ESPAÇADORES EM CRIANÇAS COM ASMA: EMPREGO DA TÉCNICA INALATÓRIA. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 4(2), 260-268. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7420
Seção
Artigos Originais