A utilidade do Miniexercício Clínico Avaliativo (Miniex) como ferramenta padrão na graduação de fisioterapia

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Luiz Euclides Coelho de Souza Filho
Katiane da Costa Cunha
Marcio Clementino de Souza Santos
Luiz Fábio Magno Falcão
Valéria Marques Ferreira Normando

Resumo

Objetivo: Avaliar o uso do Miniexercício Clínico Avaliativo (Miniex) como ferramenta útil no cenário de prática sob a visão discente. Métodos: Estudo do tipo single-arm clinical trail, descritivo e comparativo do tipo antes e depois com discentes (n=30) de graduação do último ano de Fisioterapia de uma Universidade Pública no Estado do Pará, no período de agosto a dezembro de 2018, sendo utilizado o questionário traduzido Miniex. Resultados: 96% dos discentes alegam o padrão avaliativo do Miniex ser mais objetivo do que o tradicional; 92% dos discentes consideram que o Miniex deveria ser o padrão de exame no currículo de fisioterapia; 52% aceitaram que esta ferramenta avalia o discente completamente; 88% dos discentes aceitaram que o tempo atribuído era satisfatório, enquanto 40% dos discentes ficaram desconfortáveis, enquanto avaliavam o paciente na presença do professor; 92% dos discentes concordaram que, em geral, é uma maneira muito eficaz de avaliação do discente de Fisioterapia e 84% concordam que podem obter melhor pontuação em exames futuros. Conclusão: O instrumento Miniex revelou poder ser uma ferramenta útil no cenário de prática real à fisioterapia contribuindo para a construção e o desenvolvimento desses futuros profissionais. 

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Como Citar
FilhoL. E. C. de S., CunhaK. da C., SantosM. C. de S., FalcãoL. F. M., & NormandoV. M. F. (2021). A utilidade do Miniexercício Clínico Avaliativo (Miniex) como ferramenta padrão na graduação de fisioterapia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(6), e7428. https://doi.org/10.25248/reas.e7428.2021
Seção
Artigos Originais