Monitoria virtual de pediatria e educação médica na rede social: uma experiência bem sucedida em uma universidade no sul do Rio de Janeiro

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Aléxia Alves Cabral
Lorena Araújo Silva Dias
Gabriele Alves dos Anjos
Silvia Souza Salvato
Marcelle Godinho Fonseca
Gabriel José Gerpe Garin Borges
Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes

Resumo

Objetivo: Pontuar as mudanças e adaptações realizadas em consequência da COVID-19 nas atividades de monitoria de Medicina em uma Universidade no sul do Rio de Janeiro, enfatizar a importância da educação em saúde por meio das redes sociais e enriquecer a literatura científica com o tema de ensino virtual à distância na Medicina. Relato de experiência: A adaptação do programa de monitoria acadêmica para o ambiente virtual impediu que fosse interrompido o desenvolvimento das habilidades de comunicação efetiva e de docência, que se configuram como bases importantes da formação médica, promovendo a continuidade do ensino, ainda que de forma limitada. Percebe-se que ser monitor em uma disciplina virtual leva à consolidação e detalhamento do conhecimento, proporcionando flexibilidade no processo de aprendizagem, incentivo ao desenvolvimento das habilidades docentes e digitais, trabalho em equipe, uso de diferentes recursos e atuação colaborativa. Tal fato evidencia o papel do estudante de Medicina no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, em momento de novas experiências e adaptações. Considerações finais: Torna-se necessário avaliar de que modo o ensino médico saiu prejudicado ou beneficiado pelas mudanças advindas da pandemia da COVID-19 e como isso impactará a longo prazo na formação médica.

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Como Citar
CabralA. A., DiasL. A. S., AnjosG. A. dos, SalvatoS. S., FonsecaM. G., BorgesG. J. G. G., & FortesC. P. D. D. (2021). Monitoria virtual de pediatria e educação médica na rede social: uma experiência bem sucedida em uma universidade no sul do Rio de Janeiro. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(6), e7440. https://doi.org/10.25248/reas.e7440.2021
Seção
Relatos de Experiência