Monitoria virtual de pediatria e educação médica na rede social: uma experiência bem sucedida em uma universidade no sul do Rio de Janeiro
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Resumo
Objetivo: Pontuar as mudanças e adaptações realizadas em consequência da COVID-19 nas atividades de monitoria de Medicina em uma Universidade no sul do Rio de Janeiro, enfatizar a importância da educação em saúde por meio das redes sociais e enriquecer a literatura científica com o tema de ensino virtual à distância na Medicina. Relato de experiência: A adaptação do programa de monitoria acadêmica para o ambiente virtual impediu que fosse interrompido o desenvolvimento das habilidades de comunicação efetiva e de docência, que se configuram como bases importantes da formação médica, promovendo a continuidade do ensino, ainda que de forma limitada. Percebe-se que ser monitor em uma disciplina virtual leva à consolidação e detalhamento do conhecimento, proporcionando flexibilidade no processo de aprendizagem, incentivo ao desenvolvimento das habilidades docentes e digitais, trabalho em equipe, uso de diferentes recursos e atuação colaborativa. Tal fato evidencia o papel do estudante de Medicina no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, em momento de novas experiências e adaptações. Considerações finais: Torna-se necessário avaliar de que modo o ensino médico saiu prejudicado ou beneficiado pelas mudanças advindas da pandemia da COVID-19 e como isso impactará a longo prazo na formação médica.
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