O brincar como recurso terapêutico ocupacional no tratamento de crianças com Paralisia Cerebral

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Ana Clara Fragallo Ferreira
Emilly Oliveira Sales
Ana Paula Corrêa Ribeiro
Flávio Roberto Pereira Tavares
Karina Saunders Montenegro

Resumo

Objetivo: Analisar a produção científica dos terapeutas ocupacionais no Brasil sobre os benefícios do brincar como recurso no tratamento de crianças com Paralisia Cerebral (PC). Métodos: Revisão bibliográfica integrativa, de abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, para adquirir conhecimento a respeito da ludicidade como recurso terapêutico para crianças com PC. Resultados: Observa-se que todos os artigos encontrados foram estudos de caso, nos quais foram identificados benefícios do brincar para crianças com PC, dentre eles o aperfeiçoamento de capacidades motoras, a possibilidade de relações sociais e de uma forma de expressão. Considerações finais: Compreende-se o brincar como um vantajoso objetivo terapêutico e recurso para a minimização dos efeitos da PC, o qual apresenta efeitos positivos no processo de aprendizagem e no aperfeiçoamento de habilidades motoras, de raciocínio e informações sensoriais. Também destaca-se um baixo número de artigos sobre esta temática, tendo em vista sua importância, e logo, a necessidade de novos estudos.

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Como Citar
FerreiraA. C. F., SalesE. O., RibeiroA. P. C., TavaresF. R. P., & MontenegroK. S. (2021). O brincar como recurso terapêutico ocupacional no tratamento de crianças com Paralisia Cerebral. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(5), e7506. https://doi.org/10.25248/reas.e7506.2021
Seção
Revisão Bibliográfica