Integração ensino-serviço: as experiências e fragilidades na atenção básica
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Resumo
Objetivo: Analisar as experiências e opiniões dos docentes da atenção básica, em relação à prática de integração ensino-serviço. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), com docentes do módulo de Gestão, integração, ensino e comunidade (GIESC), através de entrevista com 15 perguntas e utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados obtidos estavam relacionados a ausência de infraestrutura física e segurança nos locais de prática, falta de integração das atividades de ensino e assistência e ausência de maior capacitação dos docentes e aplicação de atividades à realidade da comunidade. As atividades do GIESC deveriam ser mais integradas a assistência nas Unidades de saúde; a instituição de ensino deveria ser mais participativa no sentido de desenvolver mecanismos de melhorias aos locais de prática, como também na formação docente, o retorno à comunidade deveria ter mais enfoque de intervenção e não apenas diagnóstico da realidade vivenciada. Conclusão: A metodologia de integração ensino-serviço é uma boa estratégia de formação médica, permitindo o alcance do perfil do egresso sugerido pelas diretrizes, mas que precisa ser melhor adequada dentro da UEPA, através de melhor planejamento das atividades e maior participação da Universidade nesse processo.
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