Qualidade de vida e estresse profissional da área de saúde mental do complexo da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Antonio Carlos Siqueira Junior
Stela Cruz Faccioli

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar o nível de estresse ocupacional e se este interfere na qualidade de vida dos profissionais da área de saúde mental. Métodos: Participaram do estudo, 35 profissionais da área de saúde mental da Faculdade de Medicina de Marília que atuam no Centro de Atenção Psicossocial para atendimento de pessoas com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no Ambulatório de Psiquiatria e na Enfermaria Psiquiátrica do Hospital das Clínicas de Marília. Foi utilizada a Escala de Estresse no Trabalho (Job Stress). E para avaliar a qualidade de vida, foi utilizado o instrumento proposto pela OMS para adulto, (WHOQOL-Bref). Resultados: Os dados coletados a partir desses instrumentos foram analisados utilizando os softwares SPSS 10.0 e EPIINFO versão 6.02. O cálculo dos scores foi realizado segundo a escala de Likert de cinco pontos e os valores da Job stress scale foram atribuídos às alternativas de cada questão. C o n c l u s ã o : Observou-se que os sujeitos da pesquisa, não demonstraram um nível de estresse considerável, porém a qualidade de vida permanece regular, o que demonstra que a mesma não teve influências do nível de estresse, e sim, de outros fatores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JuniorA. C. S., & FaccioliS. C. (2014). Qualidade de vida e estresse profissional da área de saúde mental do complexo da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 6(1), 555-568. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7582
Seção
Artigos Originais