Efeito do treinamento de resistência muscular localizada em escolares púberes
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar o efeito do treinamento da resistência muscular localizada em escolares adolescentes durante um ano letivo. Método: Amostra foi composta por 383 alunos (grupos: intervenção 186, controle 197). O grupo intervenção foi submetido a um programa que incluiu exercícios de resistência muscular localizada. O teste de resistência muscular localizada utilizado na 1ª e 2ª avaliação foi a puxada em suspensão na barra “modificado”. Resultados: Após o treinamento de resistência muscular localizada em valores absolutos pré e pós-teste não apresentou diferença significativa na variável tempo intra-grupo. Contudo, ocorreram modificações na comparação intergrupos (intervenção e controle) nas variáveis tipo (escola) e sexo, com predomínio de força dos meninos em ambos os grupos no pós-teste (p<0,05). Conclusão: A influência da intervenção para melhorar a resistência muscular localizada foi eficaz quando comparada ao grupo controle para ambos os sexos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.