Avaliação postural de escolares do ensino fundamental com idade entre 10 e 14 anos em Caxias-MA

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Felipe Barbosa de Sousa Costa
Carlos Antonio da Luz Filho
Karla Rakel Gonçalves Luz
João Paulo Lindoso Vasconcelos
Darliana Ramos da Silva

Resumo

Objetivo: avaliar a postura de estudantes do ensino fundamental, precisamente nas séries do 6º ao 9º ano. Métodos: foram avaliados 62 escolares, com idade entre 10 e 14 anos. Os escolares foram avaliados quanto a lateralidade, peso corporal, tipo de mochila, forma de transporte da mochila. Avaliou-se a postura por meio do simetrógrafo nos plano anterior, posterior e sagital. Os alunos responderam ao questionário nórdico dos sintomas osteomuculares e escala visual analógica. Os dados foram analisados estatisticamente e apresentados em tabelas e figuras. Resultados: foram encontrados resultados estatisticamente significativos (p< 0,05) entre o tipo de mochila e a alteração postural de assimetria de quadril e relação direta entre o peso da mochila e alterações posturais, houve relação direta entre a presença de distúrbios músculoesqueléticos e o peso da mochila escolar para os sintomas referidos em ombros (r= 0,321; p= 0,040), parte superior (r= 0,288; p= 0,035) e parte inferior (r= 0,302; p= 0,017) das costas. Conclusão: este estudo observou influência das características da mochila escolar e peso da mochila sobre alterações posturais e distúrbios musculoesqueléticos.

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Como Citar
CostaF. B. de S., FilhoC. A. da L., LuzK. R. G., VasconcelosJ. P. L., & SilvaD. R. da. (2018). Avaliação postural de escolares do ensino fundamental com idade entre 10 e 14 anos em Caxias-MA. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 7(2), 770-778. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7683
Seção
Artigos Originais