Perfil epidemiológico do Paracoccidioides brasiliensis no sul de minas gerais. Um estudo de 38 casos atendidos em um hospital universitário.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Daniel Almeida da Silva
Edilaine Maria Lecy de Sales
Carlos Américo Veiga Damasceno
Ana Beatriz Alkmim Teixeira-Loyola

Resumo

Objetivos: Avaliar a ocorrência de Paracoccidioides brasiliensis a partir dos laudos registrados pelo Laboratório de Patologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio de 1996 a 2010. Descrever o perfil epidemiológico de pacientes que apresentaram cortes histológicos positivos para P. brasiliensis. Metodologia: Os laudos de análise registrados pelo Laboratório de Patologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) foram avaliados quanto ao diagnóstico laboratorial de P. brasiliensis atendidos durante o período de 15 anos. Após esta etapa através do Serviço de Atendimento Médico e Estatística do HCSL foram levantados os prontuários dos pacientes. Resultados: Durante o período de estudo foram avaliados 56.337 laudos, dos quais 72 laudos foram positivos para P. brasiliensis, destes 38 pacientes foram acompanhados. Em relação à idade as maiorias dos pacientes tinham entre 50 e 59 anos (28,95%), prevalência do gênero masculino, 29(76,3%), 28 pacientes eram tabagistas (73,68%), e 21 eram etilistas (55,26%) e as lesões mucosas (36,84%) foram as mais prevalentes. Dos pacientes moradores urbanos 100% trabalhavam na mesma região. Dos moradores rurais 66,7% trabalhavam em área rural e 33,3% na área urbana (p=0,0000273). Conclusão: Os sinais da infecção por P. brasiliensis começaram a incidir com maior frequência a partir da terceira década de vida em pacientes do gênero masculino hipertensos, tabagistas e etilistas que residem e trabalham na área urbana.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaD. A. da, SalesE. M. L. de, DamascenoC. A. V., & Teixeira-LoyolaA. B. A. (2018). Perfil epidemiológico do Paracoccidioides brasiliensis no sul de minas gerais. Um estudo de 38 casos atendidos em um hospital universitário. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 8(1), 820-825. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7715
Seção
Artigos Originais