Aula expositiva dialogada: um relato sobre essa abordagem em uma campanha do outubro rosa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Catarina Maria Nogueira de Oliveira Sediyama
Mariana de Moura e Dias
Érica Toledo de Mendonça
Pedro Alexandre Henrique Pedretti
Diego Henrique Silveira Ramos
Emanoela Guimarães de Castro

Resumo

Objetivo: Avaliar o potencial de contribuição da aula expositiva dialogada na consolidação de conhecimentos sobre o câncer de mama entre profissionais que atuam em áreas de saúde da rede hospitalar. Relato de experiencia: Realizou-se uma palestra, e uma atividade prática com profissionais de saúde havendo aplicação de um questionário com perguntas especificas sobre o câncer de mama antes e a após o evento. Em ambas as atividades se utilizou a metodologia de aula expositiva dialogada, de forma a ouvir os participantes, estimulando-os a construir conhecimento com base em suas vivências previas. Observou-se que o conhecimento prévio dos profissionais envolve principalmente as temáticas de fatores de proteção e de diagnóstico precoce. Após a intervenção houve construção de conhecimento por parte dos alunos, haja vista que houve um maior acerto das questões, destacando-se o aumento significativo de acertos em relação a conhecimentos sobre os fatores de risco do CM. Considerações finais: A metodologia utilizada foi efetiva para a construção de conhecimento dos profissionais de saúde, o que é fundamental para formação de profissionais mais humanos e mais atentos ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SediyamaC. M. N. de O., DiasM. de M. e, Mendonça Érica T. de, PedrettiP. A. H., RamosD. H. S., & CastroE. G. de. (2021). Aula expositiva dialogada: um relato sobre essa abordagem em uma campanha do outubro rosa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(5), e7718. https://doi.org/10.25248/reas.e7718.2021
Seção
Relatos de Experiência