Influência da mídia na alimentação dos adolescentes da faixa etária de 13 a 14 anos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: avaliar a influência da mídia nos hábitos alimentares de adolescentes de 13 a 14 anos de idade em escola privada. Métodos: participaram da pesquisa 94 adolescentes de ambos os sexos, de 13 a 14 anos de uma instituição privada de Montes Claros – MG. Os dados foram coletados por meio do questionário de frequência de consumo alimentar associado às horas despendidas em frente aos meios eletrônicos (televisão, videogame e computador). E realizou-se a aferição do peso e da altura para cálculo e classificação do Índice de Massa Corporal. Resultados: a propagada referente aos alimentos que os adolescentes mais assistem é o McDonalds (42,6% / n=40). A série La Casa de Papel foi a mais assistida no momento da refeição (22,3% / n=21) pelos adolescentes. Verifica-se que 52,1% (n=49) dos alunos apresentam sobrepeso. O computador é o meio eletrônico mais utilizado, seguida pela televisão. Percebe-se que os adolescentes com sobrepeso utilizam mais o computador, assistem à televisão e jogam videogame com maior frequência do que os adolescentes com o peso normal. Conclusão: a educação nutricional deve ser continuada para todas as faixas etárias, visando à melhoria da autonomia dos adolescentes na escolha dos alimentos e na consciência crítica e reflexiva.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.