Influência da mídia na alimentação dos adolescentes da faixa etária de 13 a 14 anos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laricia Miranda Almeida
Laís Andrade do Egito
Ana Clara Guimarães Carvalho
Fernanda Mariane Pereira Andrade
Mauro Célio Ribeiro Silva
Carla Dayana Durães Abreu
Alessandra Teixeira Santos
Cleonice Fernandes da Silva
Jucineide Carrilho Meireles
Kellen Camila Gomes Santos Cordeiro
Laís Lisboa Carneiro
Jéssica Cristine Dias Acácio
Thaís Santos Neves
Kátia Pina Sepúlveda Hott

Resumo

Objetivo: avaliar a influência da mídia nos hábitos alimentares de adolescentes de 13 a 14 anos de idade em escola privada. Métodos: participaram da pesquisa 94 adolescentes de ambos os sexos, de 13 a 14 anos de uma instituição privada de Montes Claros – MG. Os dados foram coletados por meio do questionário de frequência de consumo alimentar associado às horas despendidas em frente aos meios eletrônicos (televisão, videogame e computador). E realizou-se a aferição do peso e da altura para cálculo e classificação do Índice de Massa Corporal. Resultados: a propagada referente aos alimentos que os adolescentes mais assistem é o McDonalds (42,6% / n=40). A série La Casa de Papel foi a mais assistida no momento da refeição (22,3% / n=21) pelos adolescentes. Verifica-se que 52,1% (n=49) dos alunos apresentam sobrepeso. O computador é o meio eletrônico mais utilizado, seguida pela televisão. Percebe-se que os adolescentes com sobrepeso utilizam mais o computador, assistem à televisão e jogam videogame com maior frequência do que os adolescentes com o peso normal. Conclusão: a educação nutricional deve ser continuada para todas as faixas etárias, visando à melhoria da autonomia dos adolescentes na escolha dos alimentos e na consciência crítica e reflexiva.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlmeidaL. M., EgitoL. A. do, CarvalhoA. C. G., AndradeF. M. P., SilvaM. C. R., AbreuC. D. D., SantosA. T., SilvaC. F. da, MeirelesJ. C., CordeiroK. C. G. S., CarneiroL. L., AcácioJ. C. D., NevesT. S., & HottK. P. S. (2019). Influência da mídia na alimentação dos adolescentes da faixa etária de 13 a 14 anos. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (26), e773. https://doi.org/10.25248/reas.e773.2019
Seção
Artigos Originais