Avaliação no estágio: percepções dos alunos de um curso de Enfermagem do interior do estado de São Paulo

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Bruno Vilas Boas Dias
Janaína Ramos de Almeida
Jussara Pauliana Pena Maia

Resumo

Objetivo: Identificar se o aluno concluinte do curso de graduação em enfermagem se considera avaliado no campo de estágio curricular. Método: Estudo de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, baseado na teoria das Representações Sociais. A amostra é composta por 30 alunos concluinte de um curso de graduação em enfermagem do interior de São Paulo que responderam dois questionários, sendo, um sociodemográfico com seis questões e outro com uma pergunta referente ao objetivo. Resultados: Ideias centrais em relação à percepção de estar avaliado em estágio e frequência de aparecimento: “Sim, conhecimento técnico científico” para 14 (46,6%) dos participantes, “Sim, comportamento” foi descrito por 11 (36,6%), “Sim, conhecimento teórico” é a percepção de sete (23,3%) dos participantes, “Sim, insatisfação” representado por dois (6,6%) dos alunos, ”Sim, sociável já basta”, “Sim, livre no campo”, “Sim, professor sem didática”, “Sim, professor responsável pelo módulo”, “Sim, disciplina desnecessária” foram percepções de apenas um aluno (3,3%), respectivamente. Àqueles que não se consideram avaliados a ideia central é: “Não, sociável já basta” expressa por um aluno (3.3%). Conclusão: Os discursos e as ideias centrais dos acadêmicos de enfermagem evidenciam uma crítica importante aos professores no tocante à postura, conhecimento técnico e cientifico e habilidade de lidar com os grupos de estágio e que impactaram na avaliação.

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Como Citar
DiasB. V. B., AlmeidaJ. R. de, & MaiaJ. P. P. (2018). Avaliação no estágio: percepções dos alunos de um curso de Enfermagem do interior do estado de São Paulo. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 8(3), 913-919. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7743
Seção
Artigos Originais