O enfermeiro na docência superior: uma reflexão sobre seu papel
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Resumo
Objetivo: O presente estudo objetivou refletir acerca do papel do enfermeiro na docência superior. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo-exploratória, pela característica de observar, classificar e descrever fenômenos de interesse em saúde e educação, voltada para o papel do enfermeiro na docência superior. Para a coleta de dados, foram utilizados os descritores enfermeiro, docência superior e formação pedagógica. Resultados: O enfermeiro está diretamente ligado ao processo educativo, seja por meio da assistência e gestão de enfermagem, ou como docente no processo de formação dos futuros profissionais. Os cursos de graduação em enfermagem trazem consigo um corpo docente composto por profissionais de enfermagem, que normalmente tem experiência relacionada à assistência, contudo, é necessário que o enfermeiro professor tenha conhecimentos pedagógicos para atuar na área de docência superior. Considerações finais: O estudo retrata que o enfermeiro para atuar na docência superior necessita ter conhecimento sobre os quatro tipos de saberes, são eles: da formação profissional, disciplinares, curriculares e os saberes experienciais. Além disso, se faz necessária a formação continuada do ponto de vista da ação-reflexão-ação. A pesquisa vem sugerir novos estudos para avaliar e sugerir a formação pedagógica para os enfermeiros.
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