Vivência acadêmica: expectativas e desafios dos ingressantes e concluintes da graduação em enfermagem
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Compreender os sentimentos vivenciados pelos acadêmicos mediante as expectativas e desafios dos estudantes da graduação de enfermagem (ingressantes e concluintes) em uma instituição privada em município do estado de Rondônia. Métodos: Tratou-se de um de campo, com caráter exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa. A amostragem foi composta por 20 acadêmicos, distribuídos da seguinte forma: 10 acadêmicos ingressantes e 10 concluintes. Resultados: A partir da observação empírica dos relatos, por meio dos dados convergentes comparamos as expectativas e desafios dos ingressantes aos concluintes e após exaustiva análise das falas dos participantes da pesquisa, emergiram três grupos temáticos, a saber: Motivações à Escolha da Graduação, Percepção Sobre o Papel do Enfermeiro e Expectativas e Desafios na Graduação. Conclusão: Pode-se notar a modificação dos discentes, nos seus pensamentos, forma de encarar desafios, trazendo novas expectativas mediante o futuro, servindo como um trampolim social, profissional e pessoal. Tal pesquisa poderá servir como demonstrativo dessa transformação, como a graduação modifica o discente e a maneira em que as expectativas são remodeladas e os desafios vencidos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.