Vivência acadêmica: expectativas e desafios dos ingressantes e concluintes da graduação em enfermagem

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tainara Lima Viana
Adielly de Lima Souza
Ivana Annely Cortez da Fonseca

Resumo

Objetivo: Compreender os sentimentos vivenciados pelos acadêmicos mediante as expectativas e desafios dos estudantes da graduação de enfermagem (ingressantes e concluintes) em uma instituição privada em município do estado de Rondônia. Métodos: Tratou-se de um de campo, com caráter exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa. A amostragem foi composta por 20 acadêmicos, distribuídos da seguinte forma: 10 acadêmicos ingressantes e 10 concluintes. Resultados: A partir da observação empírica dos relatos, por meio dos dados convergentes comparamos as expectativas e desafios dos ingressantes aos concluintes e após exaustiva análise das falas dos participantes da pesquisa, emergiram três grupos temáticos, a saber: Motivações à Escolha da Graduação, Percepção Sobre o Papel do Enfermeiro e Expectativas e Desafios na Graduação. Conclusão: Pode-se notar a modificação dos discentes, nos seus pensamentos, forma de encarar desafios, trazendo novas expectativas mediante o futuro, servindo como um trampolim social, profissional e pessoal. Tal pesquisa poderá servir como demonstrativo dessa transformação, como a graduação modifica o discente e a maneira em que as expectativas são remodeladas e os desafios vencidos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VianaT. L., SouzaA. de L., & FonsecaI. A. C. da. (2021). Vivência acadêmica: expectativas e desafios dos ingressantes e concluintes da graduação em enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(6), e7849. https://doi.org/10.25248/reas.e7849.2021
Seção
Artigos Originais