A atuação da enfermagem no programa saúde na escola: o desafio do trabalho em rede

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Jucileia Ramos da Silva
Quezia Albuquerque Duarte da Silva
Valdenia Guimarães e Silva Menegon

Resumo

Objetivo: avaliar os desafios enfrentados pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família no desenvolvimento das ações do Programa Saúde na Escola, numa perspectiva do trabalho intersetorial envolvendo as políticas de saúde e educação. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, realizada através de entrevista semiestruturada com 10 enfermeiros de nove Unidades Básicas de Saúde de Caxias-MA, no período de outubro a novembro de 2016. Os dados foram analisados e processados pelo software Iramuteq e os resultados foram obtidos a partir de um corpus textual e classificados em função da frequência dos vocábulos e o emprego do teste qui-quadrado, sendo apresentados por meio da classe 1, classe 2, classe 3 e classe 4. Resultados: Os enfermeiros revelaram enfrentar dificuldades no desenvolvimento das ações do PSE por fatores relacionados à deficiência de recursos matérias e humanos, demanda da unidade de saúde, dificuldade em articular-se com os pais dos alunos e a comunidade, e a não participação de toda equipe nas atividades desenvolvidas. Conclusão: Os enfermeiros desenvolvem as ações do Programa Saúde na Escola, porém afirmam encontrar algumas dificuldades que comprometem o bom andamento do programa e os impedem de prestar uma boa assistência aos alunos, professores e comunidade.

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Como Citar
SilvaJ. R. da, SilvaQ. A. D. da, & MenegonV. G. e S. (2018). A atuação da enfermagem no programa saúde na escola: o desafio do trabalho em rede. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (6), S461-S468. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7861
Seção
Artigos Originais