Competências que graduandos em fisioterapia precisam desenvolver na visão de fisioterapeutas da urgência e emergência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever as competências profissionais para atuação na Urgência e Emergência (UE) que alunos do curso de Fisioterapia devem construir, de acordo com a experiência de fisioterapeutas da área. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem qualiquantitativa. Como método para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, cuja análise de conteúdo foi realizada no software IRaMuTeQ (versão 0.7). A amostra foi composta por 11 fisioterapeutas que atuam em um hospital de referência no atendimento às urgências traumáticas. Resultados: Os resultados obtidos permitiram a elaboração de um rol de conhecimentos, habilidades e atitudes mínimos, no contexto de uma formação generalista, que os alunos do curso de Graduação em Fisioterapia precisam desenvolver para atuação profissional na Urgência e Emergência, como manejo da ventilação mecânica, manobras de reanimação cardiopulmonar, interpretação de exames, avaliação fisioterapêutica, trabalho em equipe, comunicação efetiva, etc. Conclusão: Conclui-se que os resultados deste estudo podem contribuir para o planejamento de estratégias de ensino-aprendizagem dos cursos de Fisioterapia voltadas para o campo da UE no âmbito de uma formação generalista.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.