Competências que graduandos em fisioterapia precisam desenvolver na visão de fisioterapeutas da urgência e emergência

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Kéven Lorena de Paula Gonçalves
Renato da Costa Teixeira

Resumo

Objetivo: Descrever as competências profissionais para atuação na Urgência e Emergência (UE) que alunos do curso de Fisioterapia devem construir, de acordo com a experiência de fisioterapeutas da área. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem qualiquantitativa. Como método para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, cuja análise de conteúdo foi realizada no software IRaMuTeQ (versão 0.7). A amostra foi composta por 11 fisioterapeutas que atuam em um hospital de referência no atendimento às urgências traumáticas. Resultados: Os resultados obtidos permitiram a elaboração de um rol de conhecimentos, habilidades e atitudes mínimos, no contexto de uma formação generalista, que os alunos do curso de Graduação em Fisioterapia precisam desenvolver para atuação profissional na Urgência e Emergência, como manejo da ventilação mecânica, manobras de reanimação cardiopulmonar, interpretação de exames, avaliação fisioterapêutica, trabalho em equipe, comunicação efetiva, etc. Conclusão: Conclui-se que os resultados deste estudo podem contribuir para o planejamento de estratégias de ensino-aprendizagem dos cursos de Fisioterapia voltadas para o campo da UE no âmbito de uma formação generalista.

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Como Citar
GonçalvesK. L. de P., & TeixeiraR. da C. (2021). Competências que graduandos em fisioterapia precisam desenvolver na visão de fisioterapeutas da urgência e emergência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(6), e7998. https://doi.org/10.25248/reas.e7998.2021
Seção
Artigos Originais