Telepsiquiatria como metodologia alternativa no internato médico no interior do Tocantins: um relato de experiência
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Resumo
Objetivo: Ilustrar uma vivência obtida por estudantes de graduação em medicina com a telepsiquiatria e o método de ensino à distância como parte das atividades do internato médico durante a pandemia da COVID-19. Relato de experiência: São relatadas as atividades realizadas por 74 discentes em diversos municípios interioranos do estado do Tocantins/Brasil dentro do módulo de internato rural. Os estudantes foram capazes de atender pacientes e intermediar o contato entre a equipe de psiquiatria oferecida pela universidade e enfermos que por vezes vivem em longínquos municípios empregando como ferramenta a telepsiquiatria, além da realização das discussões clínicas e devolutivas ao paciente supervisionado por preceptor através do método de ensino à distância. No decorrer do internato, os acadêmicos identificaram e selecionaram pacientes, realizaram anamneses prévias e acompanharam os pacientes psiquiátricos durante a teleconsulta nos seus respectivos municípios, sendo ofertado à população várias consultas gratuitas com profissionais especialistas. Considerações finais: Essa metodologia permitiu aos pacientes acesso a um acompanhamento psiquiátrico especializado que alguns dificilmente teriam em seu município. Também proporcionou que os estudantes acompanhassem as consultas e a evolução do paciente ao longo do tempo, contribuindo para seu aprendizado e formação profissional, substituindo a metodologia tradicional impossibilitada pela COVID-19.
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