Perfil antropométrico e composição corporal de professores da rede estadual de ensino de Montes Claros-MG
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Resumo
Objetivo: Descrever o perfil antropométrico e composição corporal de professores da educação básica da rede estadual de ensino de Montes Claros-MG. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo. A amostra foi probabilística por conglomerados em um único estágio (escolas). Foram avaliados 760 professores distribuídos em 35 escolas. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário autoaplicável e avaliações físicas dos professores, incluindo aferição de variáveis antropométricas (peso, estatura, circunferência de cintura, circunferência de quadril), e a composição corporal obtida por bioimpedância, de acordo com as preconizações da OMS. Resultados: As variáveis circunferência de cintura, índice de conicidade e relação cintura quadril tiveram seus valores classificados como normais na maioria dos docentes avaliados, apenas 13,7, 15,1 e 13,9% com percentuais elevados de cada variável respectivamente, no entanto observa-se uma alta prevalência de excesso de gordura corporal (57% com sobrepeso) e no índice de massa corporal (IMC), onde os valores obtidos de sobrepeso e obesidade somados são maioria em relação a quantidade de professores com IMC normal (Sobrepeso-33,4; Obeso-15,1). Conclusão: Observou-se elevada frequência de excesso de gordura corporal avaliados por diferentes indicadores de adiposidade. Ao se considerar a obesidade como fator de risco para muitas doenças é importante sensibilizar os professores com relação aos benefícios da atividade física para a saúde e para a prevenção da obesidade criando-se estratégias para incentivar os professores a agirem de forma preventiva, com a prática de ações direcionadas a promoção da saúde e prevenção de doenças.
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