Perfil motor de crianças praticantes de tênis de campo, futsal e educação física escolar
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Resumo
Objetivo: Comparar os níveis psicomotores entre crianças praticantes de tênis de campo, futsal e educação física escolar de 8 a 12 anos Métodos: Estudo descritivo, de caráter quantitativo, e de corte transversal realizado na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Para a determinação do perfil psicomotor foi utilizada a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca (BPM). Nessa bateria foram avaliados especificamente a lateralidade, noção do corpo e estruturação espaço-temporal, sendo classificados em perfil apráxico, dispráxico, eupráxico e hiperpráxico. Para análise estatística descritiva foram analisadas as frequências simples e as porcentagens. A análise bivariada foi realizada por meio do teste qui-quadrado, sendo adotado p<0,05 como significativo. Resultados: Pode-se constatar um equilíbrio entre os grupos na classificação dos fatores lateralidade, noção de corpo e estruturação espaço temporal, com destaque nós praticantes de tênis. Entretanto, no quesito lateralidade escolares apresentam perfil inferior aos demais, quanto à noção corporal o futsal se destaca com perfil motor satisfatório, porém foi classificado na estruturação espaço temporal com maiores frequências de dispráxicos. Conclusão: Pode-se concluir que não houve diferença significativa no padrão motor lateralidade, noção corporal e estruturação espaço temporal, entre crianças praticantes de tênis de campo, futsal e educação física escolar. Entretanto, praticantes detênis e futsal apresentaram melhor desempenho nas atividades realizadas, quando comparadas com os escolares.
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