Metodologias Ativas de Aprendizagem: construção de diagnósticos de enfermagem sobre um estudo de caso
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Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de graduandos em Enfermagem na construção de Diagnósticos de Enfermagem para um estudo de caso de paciente com Lepstospirose. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, tipo relato de experiência, realizado durante a disciplina “Doenças Infecciosas e Parasitárias” do curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública, em Belém-PA. Os discentes selecionaram um tema sobre as patologias prevalentes na Amazônia, para realizarem os Diagnósticos de Enfermagem. As autoras ficaram incumbidas de elencar os diagnósticos para a patologia Leptospirose mediante exame clínico do paciente. Resultados: A partir do estudo de caso proposto em sala de aula, foram selecionados os seguintes “Diagnósticos de Enfermagem” com base na NANDA-I: Risco para infecção; Risco de termoregulação ineficaz; Deambulação prejudicada; Nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais; Dor aguda. Considerações finais: A utilização de metodologias ativas nas instituições de ensino contribui para formação crítica-reflexiva de futuros Enfermeiros, os quais estarão mais aptos a desenvolveram o “agir” de Enfermagem mais próximo da realidade vigente. Admite-se que o presente estudo possui limitações por dissertar apenas a visão de discentes sobre a metodologia empregada, assim, incentiva-se o emprego frequente desse tipo de metodologia nas instituições e mais estudos sobre o tema Leptospirose.
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