Metodologias Ativas de Aprendizagem: construção de diagnósticos de enfermagem sobre um estudo de caso

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Glenda Keyla China Quemel
Dayane Azevedo Maia
Caroline Martins da Silva Moia
Claudiane Santana Silveira Amorim
Aloma Sena Soares
Cássio Freitas dos Santos
Tatyellen Natasha da Costa Oliveira
Márcia Geovanna Araújo Paz

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de graduandos em Enfermagem na construção de Diagnósticos de Enfermagem para um estudo de caso de paciente com Lepstospirose. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, tipo relato de experiência, realizado durante a disciplina “Doenças Infecciosas e Parasitárias” do curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública, em Belém-PA. Os discentes selecionaram um tema sobre as patologias prevalentes na Amazônia, para realizarem os Diagnósticos de Enfermagem. As autoras ficaram incumbidas de elencar os diagnósticos para a patologia Leptospirose mediante exame clínico do paciente. Resultados: A partir do estudo de caso proposto em sala de aula, foram selecionados os seguintes “Diagnósticos de Enfermagem” com base na NANDA-I: Risco para infecção; Risco de termoregulação ineficaz; Deambulação prejudicada; Nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais; Dor aguda. Considerações finais: A utilização de metodologias ativas nas instituições de ensino contribui para formação crítica-reflexiva de futuros Enfermeiros, os quais estarão mais aptos a desenvolveram o “agir” de Enfermagem mais próximo da realidade vigente. Admite-se que o presente estudo possui limitações por dissertar apenas a visão de discentes sobre a metodologia empregada, assim, incentiva-se o emprego frequente desse tipo de metodologia nas instituições e mais estudos sobre o tema Leptospirose.

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Como Citar
China QuemelG. K., MaiaD. A., MoiaC. M. da S., AmorimC. S. S., SoaresA. S., SantosC. F. dos, OliveiraT. N. da C., & PazM. G. A. (2019). Metodologias Ativas de Aprendizagem: construção de diagnósticos de enfermagem sobre um estudo de caso. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (25), e826. https://doi.org/10.25248/reas.e826.2019
Seção
Relatos de Experiência