Situação vacinal de estudantes e professores de um Curso de Medicina

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Aléxia Alves Cabral
Cecília Pereira Silva
Fernanda del Carlo Cândido
Igor Dutra Braz
Izabella dos Santos Gomes
Júlia de Castro Faria
Júlio Cesar Goulart Fonseca

Resumo

Objetivo: Analisar a situação vacinal dos discentes e docentes de um curso de Medicina. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal e quantitativa, realizada em 2019, que buscou identificar se as vacinas preconizadas pelo PNI foram realizadas ou não. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados aos docentes e discentes do 1º ao 12º períodos, sob CAAE 08246918.1.0000.5237, sendo realizada, posteriormente, uma análise inferencial e comparativa com a literatura e com dados vacinais de uma pesquisa realizada previamente em 2014 na mesma instituição, referentes às vacinas hepatite B, dT, varicela, influenza e HPV. Resultados: Apesar de ter ocorrido um aumento de 2014 para 2019 entre os discentes, a maioria das coberturas vacinais ainda não alcançaram as metas preconizadas pelo PNI, o que também é observado nos docentes em 2019. Faz-se necessário manter continuamente o incentivo à vacinação no setor da saúde, visto que a amostra constitui grupo de alto risco para doenças infectocontagiosas. Conclusão: Portanto, deve-se considerar a implantação de um plano de ação para exigência do cartão vacinal atualizado como pré-requisito de matrícula dos estudantes de Medicina e, assim, reforçar a relevância da vacinação no enfrentamento de doenças imunopreveníveis.

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Como Citar
CabralA. A., SilvaC. P., CândidoF. del C., BrazI. D., GomesI. dos S., FariaJ. de C., & FonsecaJ. C. G. (2021). Situação vacinal de estudantes e professores de um Curso de Medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(8), e8277. https://doi.org/10.25248/reas.e8277.2021
Seção
Artigos Originais