Simulação clínica como estratégia de ensino: formação e prática docente

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Isabela Barbuzano Gouvêa
Vanessa dos Santos Ribeiro
Poliana Monti Fonseca Graminha
Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
Rosangela Andrade Aukar de Camargo
Natália Del Angelo Aredes
Fernanda dos Santos Nogueira de Góes

Resumo

Objetivo: Analisar a formação e prática docente de professores enfermeiros que utilizam a estratégia de simulação clínica, considerando suas interações com o mundo do trabalho. Métodos: Estudo qualitativo, apoiado no referencial histórico-cultural do qual participaram oito professores de enfermagem que aplicam a simulação clínica no ensino. Entrevistas individuais foram gravadas para qual aplicou-se a análise temática. Resultados: Dois temas emergiram: “A formação de professores: trajetórias profissionais e pedagógicas” e “Prática Pedagógica e interações: potências e desafios da simulação clínica”. Ambos os temas demonstraram as interações mais comuns entre os professores, seus encontros pessoais e profissionais que interferem na escolha da simulação como uma estratégia de ensino emancipatória, participativa e capaz de auxiliar na formação de enfermeiros éticos, cidadãos e competentes. Ha apropriação e transformação de conhecimentos sociais externos para internalização das vivências e futura aplicação no ensino de enfermagem. Conclusão: A formação dos participantes ocorreu ao longo da sua interação social com o mundo do trabalho. Ao analisar a aplicação da simulação clínica para a formação de recursos humanos na saúde, percebeu-se que as escolhas para o ensino se relacionam diretamente com as interações e dependem das suas concepções pessoais de mundo e de ensino.

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Como Citar
GouvêaI. B., RibeiroV. dos S., GraminhaP. M. F., GonçalvesM. F. C., CamargoR. A. A. de, AredesN. D. A., & GóesF. dos S. N. de. (2021). Simulação clínica como estratégia de ensino: formação e prática docente. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(8), e8462. https://doi.org/10.25248/reas.e8462.2021
Seção
Artigos Originais