Simulação clínica como estratégia de ensino: formação e prática docente
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Resumo
Objetivo: Analisar a formação e prática docente de professores enfermeiros que utilizam a estratégia de simulação clínica, considerando suas interações com o mundo do trabalho. Métodos: Estudo qualitativo, apoiado no referencial histórico-cultural do qual participaram oito professores de enfermagem que aplicam a simulação clínica no ensino. Entrevistas individuais foram gravadas para qual aplicou-se a análise temática. Resultados: Dois temas emergiram: “A formação de professores: trajetórias profissionais e pedagógicas” e “Prática Pedagógica e interações: potências e desafios da simulação clínica”. Ambos os temas demonstraram as interações mais comuns entre os professores, seus encontros pessoais e profissionais que interferem na escolha da simulação como uma estratégia de ensino emancipatória, participativa e capaz de auxiliar na formação de enfermeiros éticos, cidadãos e competentes. Ha apropriação e transformação de conhecimentos sociais externos para internalização das vivências e futura aplicação no ensino de enfermagem. Conclusão: A formação dos participantes ocorreu ao longo da sua interação social com o mundo do trabalho. Ao analisar a aplicação da simulação clínica para a formação de recursos humanos na saúde, percebeu-se que as escolhas para o ensino se relacionam diretamente com as interações e dependem das suas concepções pessoais de mundo e de ensino.
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