Estresse de alunos de escola pública no pré-vestibular e a influência do estilo parental

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Hatiro Antonio Marcelo Narazaki
Felipe Tebaldi de Souza Melotti
Jefferson Kenkiti Ikuno
Júlia Maria da Matta
Nadjila Otsuka Amad Kfouri
Rafael Suleiman Zarate de Lima
Vagnum Dias da Silva

Resumo

Objetivo: Avaliar o nível de estresse de alunos de escolas públicas estudantes em cursinhos pré-vestibulares populares, correlacionando a influência do estilo parental ao evento estressor vestibular. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de levantamento normativo que envolveu 113 alunos de escola pública estudantes de cursinhos populares. Os instrumentos aplicados foram as escalas de stress para adolescentes e de responsividade e exigência parental. Resultados: A amostra é de 96 mulheres (85%) e 13 homens (15%). Os resultados mostram a prevalência de estresse no sexo feminino com escore de 3,10, próximo ao valor considerado estressado, já a amostra masculina obteve escore 2,19, não apresentando nível de estresse relevante no estudo. Além disso, os sintomas cognitivos e fisiológicos de estresse têm alta prevalência nas mulheres, com 72,9% e 63,5% respectivamente, indicando maiores problemas de saúde nesse grupo. Por fim, os dois grupos em geral são altamente responsivos e com níveis baixos de exigência. Conclusão: Conclui-se que o estresse é muito prevalente em vestibulandos de cursinhos populares oriundos de escolas públicas, tornando-o um problema de saúde a ser monitorado, e que, no âmbito familiar, pode haver melhora nos sintomas do estresse caso haja uma relação de caráter mais responsivo.

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Como Citar
NarazakiH. A. M., MelottiF. T. de S., IkunoJ. K., MattaJ. M. da, KfouriN. O. A., LimaR. S. Z. de, & SilvaV. D. da. (2021). Estresse de alunos de escola pública no pré-vestibular e a influência do estilo parental. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(8), e8606. https://doi.org/10.25248/reas.e8606.2021
Seção
Artigos Originais