Estresse de alunos de escola pública no pré-vestibular e a influência do estilo parental
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Resumo
Objetivo: Avaliar o nível de estresse de alunos de escolas públicas estudantes em cursinhos pré-vestibulares populares, correlacionando a influência do estilo parental ao evento estressor vestibular. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de levantamento normativo que envolveu 113 alunos de escola pública estudantes de cursinhos populares. Os instrumentos aplicados foram as escalas de stress para adolescentes e de responsividade e exigência parental. Resultados: A amostra é de 96 mulheres (85%) e 13 homens (15%). Os resultados mostram a prevalência de estresse no sexo feminino com escore de 3,10, próximo ao valor considerado estressado, já a amostra masculina obteve escore 2,19, não apresentando nível de estresse relevante no estudo. Além disso, os sintomas cognitivos e fisiológicos de estresse têm alta prevalência nas mulheres, com 72,9% e 63,5% respectivamente, indicando maiores problemas de saúde nesse grupo. Por fim, os dois grupos em geral são altamente responsivos e com níveis baixos de exigência. Conclusão: Conclui-se que o estresse é muito prevalente em vestibulandos de cursinhos populares oriundos de escolas públicas, tornando-o um problema de saúde a ser monitorado, e que, no âmbito familiar, pode haver melhora nos sintomas do estresse caso haja uma relação de caráter mais responsivo.
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