Sensibilidade de Staphylococcus sp. oxacilina resistentes ao óleo essencial de capim-limão (Cymbopogonflexuosus (steud) watts)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pedro Henrique de Almeida Souto Santos
Gabriel Santos Persiquini Cunha
Stephanie Pedrosa Oliveira
Livia Mara Vitorino Silva
Cintya Neves de Souza
Marcela de Oliveira Nogueira
João Matheus de Almeida Silva
Raphael Rodrigues Porto
Anna Christina de Almeida

Resumo

Objetivo: Avaliar a sensibilidade de cepas de Staphylococcus sp. oxacilina resistentes ao óleo essencial de capim-limão (Cymbopogonflexuosus (Steud) Wats)   micoencapsulado.  Material e Métodos: Cepas de Staphylococcus sp., de origem animal e identificadas como resistentes à oxacilina foram analisadas quanto à sensibilidade ao óleo essencial de capim-limão microencapsulado. As analises foram realizadas utilizando-se metodologia de macrodiluição em tubos e definiu-se a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Bactericida Mínima (CBM) .Os testes foram realizados em triplicatas e os resultados foram analisados por meio da análise de regressão, pelo modelo Probit, utilizando o programa estatístico R. Resultados e Discussão: O óleo essencial de capim-limão no teste CIM, frente aos microrganismos em estudo, apresentou 100% de eficácia na concentração de 160µL/mL e 80% na concentração de 80µL/mL. Observou-se a CBM em 25% das cepas na concentração de 160µL/mL. Observou-se que para o capimlimão no CIM e CBM, houve confiabilidade de 98% e 99% pela equação do modelo estatístico, respectivamente. Conclusão: O óleo de Cymbopogonflexuosus (Steud) Wats microencapsulado apresentou atividade inibitória e bactericida frente a Staphylococcus sp. oxacilina resistente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantosP. H. de A. S., CunhaG. S. P., OliveiraS. P., SilvaL. M. V., SouzaC. N. de, NogueiraM. de O., SilvaJ. M. de A., PortoR. R., & AlmeidaA. C. de. (2021). Sensibilidade de Staphylococcus sp. oxacilina resistentes ao óleo essencial de capim-limão (Cymbopogonflexuosus (steud) watts). Revista Eletrônica Acervo Saúde, (8), S573-S577. Recuperado de https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/8619
Seção
Artigos Originais