A educação continuada na percepção dos profissionais de enfermagem da área hospitalar
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Resumo
Objetivos: Descrever a percepção do profissional de enfermagem da área hospitalar sobre a educação continuada e discutir a contribuição da educação continuada para a prática profissional. Método: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido em um hospital municipal de alta complexidade, de referência em urgência e emergência no estado do Piauí e situado na zona sul do município de Teresina-PI. Participaram 15 profissionais de enfermagem de diversas unidades assistenciais, tendo como critério de escolha o tempo de atuação profissional de no mínimo um ano na instituição. Coletaram-se os dados através de entrevista semiestruturada e para análise utilizando a técnica da análise de conteúdo. Resultados: Da análise dos dados emergiram duas categorias temáticas: 1) Percepção da equipe de enfermagem sobre a educação continuada e, 2) Contribuição da educação continuada para a prática profissional. O estudo permitiu constatar que a equipe de enfermagem entende o que é a educação continuada, sua importância e contribuição para a prática profissional, visto que a mesma propicia qualidade, atualização e desenvolvimento profissional. Conclusão: A educação continuada tem um grande significado e importância no que diz respeito à aquisição e renovação de conhecimentos dos profissionais, assim como a melhoria no atendimento à população e comunidade em geral.
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