Uso do brinquedo terapêutico no cuidado ao acesso venoso em pediatria: um relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na utilização do Brinquedo Terapêutico como estratégia de educação aos pais e/ou responsáveis e crianças hospitalizadas quanto aos cuidados com os acessos venosos em pediatria. Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de acadêmicas de enfermagem do sexto semestre de uma instituição de ensino superior pública, na realização do cuidado pediátrico através do Brinquedo Terapêutico, durante a prática da atividade Curricular de Enfermagem Pediátrica, no mês de setembro de 2019, em uma enfermaria pediátrica de um hospital de referência na capital do estado do Pará. A elaboração do plano de ação, confecção de folder e bonecos sincronicamente atendeu a demanda do tema, através da atividade de educação em saúde usando o Brinquedo Terapêutico. Considerações finais: É notório os benefícios do emprego do brinquedo terapêutico como recurso para educar em pediatria. A ferramenta favoreceu a compreensão quanto à importância do procedimento e contribui para esclarecimento dos cuidados com o acesso venoso, o que torna a internação menos traumática, e ainda contempla o direito da criança hospitalizada. A adesão a essa intervenção positiva continua sendo um desafio no processo de hospitalização pediátrica.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.