O corpo humano no cotidiano: analogias como recurso no ensino morfofuncional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tassio Danilo Rego de Queiroz
Sabrina Mércia dos Santos Siebra
José Edvan de Souza Júnior
Ellany Gurgel Cosme do Nascimento
Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia
Cleanto Rogério Rego Fernandes

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência na utilização de analogias por monitores como metodologia ativa de ensino e aprendizagem dos componentes curriculares morfofisiológicos do curso de medicina. Relato de experiência: Cinco analogias foram desenvolvidas comparando objetos do dia a dia com as seguintes estruturas do corpo humano: miocárdio, capilares sinusoidais, células ciliares do epitélio respiratório, melanócitos epidérmicos e células ganglionares da retina. A atividade consistiu em comparar as semelhanças estruturais e funcionais de diferentes regiões do corpo humano com sua contraparte cotidiana, bem como evidenciar as suas diferenças, com o auxílio de imagens sem descrição mostradas aos alunos. O trabalho foi realizado nas aulas de laboratório por monitores de Histologia com sessenta alunos do primeiro e segundo semestres do curso de Medicina. Considerações finais: As analogias foram desenvolvidas e aplicadas com sucesso, as discussões foram além do objetivo inicial em algumas situações, sendo discutida, em todos os casos, a limitação da analogia, evitando o desenvolvimento de equívocos. As analogias são ferramentas úteis para o ensino e aprendizagem das ciências morfológicas, o que requer mais estudos para testar seu uso e eficácia. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
QueirozT. D. R. de, SiebraS. M. dos S., JúniorJ. E. de S., NascimentoE. G. C. do, MaiaA. M. L. R., & FernandesC. R. R. (2021). O corpo humano no cotidiano: analogias como recurso no ensino morfofuncional. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(9), e8755. https://doi.org/10.25248/reas.e8755.2021
Seção
Relatos de Experiência