Uso de tecnologias educacionais no processo de ensino sobre ressuscitação cardiopulmonar para equipe de enfermagem

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sara Teixeira Braga
Yasmin Ventura Andrade Carneiro
Suzete Gonçalves Caçula
Lorena Farias Rodrigues Correia
Brunna Nayara Alves Souza Rolim de Sena
Iasminny Loiola Teixeira
Luis Rafael Leite Sampaio
Rayane Moreira de Alencar
Maria Corina Amaral Viana
Woneska Rodrigues Pinheiro

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura evidências acerca da contribuição das tecnologias educacionais no processo de ensino sobre ressuscitação cardiopulmonar para equipe de enfermagem. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com caráter descritivo e abordagem qualitativa. A busca foi realizada no conjunto das seguintes bases de dados eletrônicas: BDENF, LILACS, MEDLINE via Pubmed, SCOPUS, CINAHL e Biblioteca SciELO. Utilizou-se os descritores do MeSH: “Nurses”; “Continuing education”; “Cardiopulmonary resuscitation” e os DeCS: “Ensino”; “Enfermeiros”; “Avaliação de treinamentos”; “Educação continuada”; “Ressuscitação cardiopulmonar”. Combinados entre si com o operador booleano AND. Resultados: Quanto à estratégia tecnológica utilizada para ensino, se destacou a simulação, produção tecnológica por vídeo-aula, questionário e checklist, considerando que o uso de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem é considerado um grande avanço, pois as tecnologias fazem parte do cotidiano, gerando assim interesse nos participantes e promovendo melhorias no processo de capacitação. Considerações finais: A influência destas tecnologias educacionais para aprimoramento de saberes sobre ressuscitação cardiopulmonar e repercussão na qualidade da assistência resultou no aprimoramento de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, avaliação de impacto, de competências e atitudes, registrando impacto positivo das tecnologias utilizadas como estratégia de aprendizagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BragaS. T., CarneiroY. V. A., CaçulaS. G., CorreiaL. F. R., SenaB. N. A. S. R. de, TeixeiraI. L., SampaioL. R. L., AlencarR. M. de, VianaM. C. A., & PinheiroW. R. (2021). Uso de tecnologias educacionais no processo de ensino sobre ressuscitação cardiopulmonar para equipe de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(9), e8771. https://doi.org/10.25248/reas.e8771.2021
Seção
Revisão Bibliográfica