Uso de tecnologias educacionais no processo de ensino sobre ressuscitação cardiopulmonar para equipe de enfermagem
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar na literatura evidências acerca da contribuição das tecnologias educacionais no processo de ensino sobre ressuscitação cardiopulmonar para equipe de enfermagem. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com caráter descritivo e abordagem qualitativa. A busca foi realizada no conjunto das seguintes bases de dados eletrônicas: BDENF, LILACS, MEDLINE via Pubmed, SCOPUS, CINAHL e Biblioteca SciELO. Utilizou-se os descritores do MeSH: “Nurses”; “Continuing education”; “Cardiopulmonary resuscitation” e os DeCS: “Ensino”; “Enfermeiros”; “Avaliação de treinamentos”; “Educação continuada”; “Ressuscitação cardiopulmonar”. Combinados entre si com o operador booleano AND. Resultados: Quanto à estratégia tecnológica utilizada para ensino, se destacou a simulação, produção tecnológica por vídeo-aula, questionário e checklist, considerando que o uso de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem é considerado um grande avanço, pois as tecnologias fazem parte do cotidiano, gerando assim interesse nos participantes e promovendo melhorias no processo de capacitação. Considerações finais: A influência destas tecnologias educacionais para aprimoramento de saberes sobre ressuscitação cardiopulmonar e repercussão na qualidade da assistência resultou no aprimoramento de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, avaliação de impacto, de competências e atitudes, registrando impacto positivo das tecnologias utilizadas como estratégia de aprendizagem.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.