Metodologias ativas no ensino de gestão em saúde no curso de medicina: o olhar discente

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Felipe Gabriel Silva Brito
Antonia Iracilda e Silva Viana
Bruna Pereira Carvalho Sirqueira
Jacyane Ramos de Sousa
Maricélia Tavares Borges Oliveira
Danyelle Silva Martins

Resumo

Objetivo: Analisar, a partir da perspectiva do discente o ensino da disciplina gestão em saúde através de metodologias ativas em um curso de medicina na região sul do Maranhão. Métodos: Estudo observacional, transversal e retrospectivo com 54 alunos do último ano do curso de medicina. Foi utilizado um questionário com perguntas agrupadas em domínios: objetivos da disciplina, metodologia utilizada, identificação de problemas no sistema de saúde, formação médica, estrutura física dos cenários de prática e autoavaliação do discente. Os dados obtidos foram analisados através do software R (R Core Team, 2019) versão 3.5.3. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: 83,3% possuem de 20 a 29 anos; 55,6% cor branca; 55,6% sexo feminino. Correlacionando-se a autoavaliação do aluno com aspectos da metodologia da disciplina houve significância estatística nos aspectos:  objetivos da disciplina foram informados (p <0,001), objetivos da disciplina foram alcançados (p <0,001), conteúdos da disciplina foram satisfatórios (p = 0,027), passou a conhecer um SUS que até então desconhecia (p = 0,0042). Conclusão: A utilização de metodologias ativas proposta pelas mudanças nas diretrizes curriculares resultou em um processo de aprendizado mais dinâmico e crítico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BritoF. G. S., VianaA. I. e S., SirqueiraB. P. C., SousaJ. R. de, OliveiraM. T. B., & MartinsD. S. (2021). Metodologias ativas no ensino de gestão em saúde no curso de medicina: o olhar discente. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(11), e8806. https://doi.org/10.25248/reas.e8806.2021
Seção
Artigos Originais