O processo de metacognição durante uma olimpíada de simulação clínica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Investigar a presença da metacognição na simulação clínica em ambientes competitivos e descrever o processo de pensamento de uma equipe de atendimento por meio do uso de ferramentas metacognitivas. Métodos: Estudo de caso qualitativo, orientado para a descrição do uso da metacognição na equipe vencedora de uma olimpíada de simulação clínica. A coleta de dados ocorreu em um congresso de educação médica. Utilizou-se como referencial teóricoa Metacognição, fazendo uso das categorias teóricas de Efklides A(2008) para o processo analítico de dados coletados por entrevistas semiestruturadas em grupo, analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardin L (2016). Resultados: No discurso da equipe, foram observados 77 episódios de expressão da Metacognição, distribuídos entre Conhecimento (28), Experiência (22) e Habilidade (27). Estes, foram ainda classificados em suas subcategorias a saber respectivamente; Conhecimento sobre a pessoa, a tarefa e a estratégia; Experiência de sentimento de dificuldade, confiança, familiaridade e saber; e Habilidade de previsão, planejamento, monitoração e avaliação. Conclusão: Foi possível perceber a correspondência entre as ações e desempenho da equipe durante a olimpíada e os processos de pensamento, tais como descritos pela teoria metacognitiva. Apontamos argumentos em defesa do papel educacional da metacognição.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.