Estratégias utilizadas pelo enfermeiro da atenção primária na educação em saúde de hipertensos: revisão integrativa

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Felipe Antonio Cunha dos Santos
Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva
Adélia Dayane Guimarães Fonseca
Flávia Batista Barbosa de Sá Diaz
Letícia de Cássia Assis Gonçalves
Letícia Rocha Marques Zanela
Thaís Vasconselos Amorim
Luciano Côrtes Paiva
Juliana Bernardo Nazareth
Anna Maria de Oliveira Salimena

Resumo

Objetivo: Conhecer as estratégias empregadas pelo enfermeiro da atenção primária na educação em saúde de hipertensos. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, com buscas realizadas entre os meses de setembro e outubro de 2020, nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde e Scientific Electronic Library Online com os descritores: educação em saúde, enfermagem, hipertensão e atenção primária à saúde. Resultados: As estratégias utilizadas pelo enfermeiro para realizar atividades educativas em saúde direcionadas aos hipertensos são: estratégias grupais, sala de espera, visita domiciliar e a consulta do Hiperdia. Os estudos revelam que, muitas vezes, essa educação ainda é pautada na transmissão vertical e ressaltam sobre a importância do estabelecimento do vínculo e do diálogo para que a sensibilização da pessoa com HAS seja efetiva. Considerações finais: Os modelos tradicionais, centrados no modelo biomédico, ainda são preponderantes nas práticas educativas. Os enfermeiros, inseridos nos cenários da atenção primária, precisam conhecer e se empoderar de outras estratégias educativas.

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Como Citar
SantosF. A. C. dos, PaivaA. do C. P. C., FonsecaA. D. G., DiazF. B. B. de S., GonçalvesL. de C. A., ZanelaL. R. M., AmorimT. V., PaivaL. C., NazarethJ. B., & SalimenaA. M. de O. (2021). Estratégias utilizadas pelo enfermeiro da atenção primária na educação em saúde de hipertensos: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(10), e8849. https://doi.org/10.25248/reas.e8849.2021
Seção
Revisão Bibliográfica