Impactos da miopia no desenvolvimento cognitivo da criança: uma revisão narrativa

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Emílio Rintaro Suzuki Júnior
Alice Pinheiro Vanetti
Bianca Carollyne Martins Pinto
Geovana do Nascimento Almeida
Laryssa de Lacerda Rodrigues
Leonardo Mendonça Monteiro de Castro
Natalia Batista Zanetti

Resumo

Objetivo: Identificar, por meio de uma revisão de literatura, a existência de importantes prejuízos ao desenvolvimento intelectual da criança portadora de miopia, reafirmando a necessidade do diagnóstico e do tratamento precoces. Revisão bibliográfica: A miopia é caracterizada pela incapacidade do olho de acomodar a luz direcionada a ele na própria retina, formando a imagem anteriormente, e dificultando a visão distante dos objetos. Essa patologia, possui significativa prevalência na infância, constituindo um dos importantes fatores para baixa acuidade visual. Paralelamente, os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento da criança, dessa forma a baixa acuidade visual pode comprometer o desenvolvimento neuromotor, das habilidades manuais, da linguagem e da cognição. Considerações finais: O desenvolvimento das competências intelectuais da criança é um processo dependente das informações sensoriais recebidas através da visão. Desse modo, identificar a baixa acuidade visual em escolares, especificamente a miopia, torna- se essencial para seu desenvolvimento cognitivo adequado.

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Como Citar
JúniorE. R. S., VanettiA. P., PintoB. C. M., AlmeidaG. do N., RodriguesL. de L., CastroL. M. M. de, & ZanettiN. B. (2021). Impactos da miopia no desenvolvimento cognitivo da criança: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(12), e8898. https://doi.org/10.25248/reas.e8898.2021
Seção
Revisão Bibliográfica