Materiais educativos de incentivo a doação de sangue: uma revisão bibliográfica

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Rebeca Fontenele Pinheiro
Daniel dos Santos Caldas
André Miller Cortêz Lima
Ellen Nayara Silva de Jesus
Maria Clara Coelho Prazeres
Pedro Henrique Baia Graças
Mateus Silva Tavares
Lucas Samuel dos Santos Oliveira
Paula Cristina Rodrigues Frade

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão da literatura acerca da produção de materiais educativos para o incentivo à doação de sangue. Métodos: Trata-se de revisão integrativa, incluindo as bases de dados Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizou-se os descritores “campanha de doação de sangue”, “doadores de sangue e educação” e “doação de sangue e redes sociais” no período de janeiro de 2016 a julho de 2021. Resultados: O levantamento bibliográfico abrangeu as publicações nacionais e internacionais, sendo 458 trabalhos lidos e 14 artigos selecionados para compor o estudo. Os artigos mostraram que o sucesso das campanhas de doação de sangue está intrinsecamente relacionado a questões de instrução e a um caráter holístico dos conhecimentos repassados ao potencial doador. Sendo os aspectos comportamentais e culturais do candidato à doação, uso de linguagem acessível e diversidade de formatos, os principais pontos destacados na elaboração de materiais educativos relacionados à doação de sangue. Considerações finais: Dada a heterogeneidade dos materiais usados para incentivo às campanhas de doação de sangue, a compilação destas informações pode auxiliar na produção de materiais educativos e no planejamento de campanhas.

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Como Citar
PinheiroR. F., CaldasD. dos S., LimaA. M. C., JesusE. N. S. de, PrazeresM. C. C., GraçasP. H. B., TavaresM. S., OliveiraL. S. dos S., & FradeP. C. R. (2021). Materiais educativos de incentivo a doação de sangue: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(11), e9008. https://doi.org/10.25248/reas.e9008.2021
Seção
Revisão Bibliográfica