Materiais educativos de incentivo a doação de sangue: uma revisão bibliográfica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Realizar uma revisão da literatura acerca da produção de materiais educativos para o incentivo à doação de sangue. Métodos: Trata-se de revisão integrativa, incluindo as bases de dados Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizou-se os descritores “campanha de doação de sangue”, “doadores de sangue e educação” e “doação de sangue e redes sociais” no período de janeiro de 2016 a julho de 2021. Resultados: O levantamento bibliográfico abrangeu as publicações nacionais e internacionais, sendo 458 trabalhos lidos e 14 artigos selecionados para compor o estudo. Os artigos mostraram que o sucesso das campanhas de doação de sangue está intrinsecamente relacionado a questões de instrução e a um caráter holístico dos conhecimentos repassados ao potencial doador. Sendo os aspectos comportamentais e culturais do candidato à doação, uso de linguagem acessível e diversidade de formatos, os principais pontos destacados na elaboração de materiais educativos relacionados à doação de sangue. Considerações finais: Dada a heterogeneidade dos materiais usados para incentivo às campanhas de doação de sangue, a compilação destas informações pode auxiliar na produção de materiais educativos e no planejamento de campanhas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.