Avaliação do conhecimento dos estudantes sobre o procedimento de ressuscitação cardiorrespiratória: uma intervenção educativa

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Cynthia Kallás Bachur
Gérlia Bernardes da Silveira
Eduardo Reinaldo Silva
Amanda Freire de Andrade
Sarah da Silva Candido

Resumo

Objetivo: comparar o conhecimento dos estudantes sobre o procedimento de ressuscitação cardiorrespiratória, antes e após uma intervenção educativa. Métodos: estudo quase experimental, amostra por conveniência, composta por estudantes de ensino fundamental. Para avaliação do conhecimento teórico sobre a execução dos procedimentos de emergência em parada cardíaca, foi aplicado um questionário de 25 questões, que avaliou os itens: conhecimentos gerais, sequência da ressuscitação, respiração, compressões e uso do desfibrilador externo automático. Para avaliar o conhecimento prático, foi realizada uma simulação realística, com a utilização de um checklist composto por todas as etapas de ressuscitação. Após essas avaliações, os participantes receberam capacitação a partir de uma intervenção educativa. As avaliações teóricas e práticas foram realizadas novamente para fins de comparação. Resultados: Participaram 51 estudantes, com idade média de 13 anos, em ambos os sexos. Na comparação da avaliação teórica, antes e após a intervenção educativa, não houve diferença significante em nenhum dos 5 itens analisados. Já na comparação da avaliação prática observou-se que a intervenção educativa influenciou de forma significativa na média de acertos das etapas dos procedimentos, na maioria dos itens. Conclusão: sugere-se que a intervenção educativa sobre ressuscitação cardiorrespiratória tornou-se eficaz e satisfatória para retenção imediata e tardia de conhecimentos.

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Como Citar
BachurC. K., Bernardes da SilveiraG., Reinaldo SilvaE., Freire de AndradeA., & CandidoS. da S. (2019). Avaliação do conhecimento dos estudantes sobre o procedimento de ressuscitação cardiorrespiratória: uma intervenção educativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (27), e911. https://doi.org/10.25248/reas.e911.2019
Seção
Artigos Originais