“Olhe para a sua pele”: análise transversal do conhecimento populacional sobre o câncer de pele
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Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento populacional, atitudes e práticas sobre neoplasias de pele assim como a relevância de um projeto de extensão na área da Dermatologia. Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo com a participação de 196 pacientes atendidos em um ambulatório universitário localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A pesquisa analisa as características sociodemográficas dos voluntários e posteriormente investiga o conhecimento dos envolvidos acerca do câncer de pele e demais aspectos relacionados à neoplasia em questão através de um questionário autoaplicável. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Apesar do Brasil ser considerado um país com alta incidência solar, os cuidados com a pele da população não são suficientes em sua grande maioria. Em níveis educacionais mais altos podemos observar a adoção de diferentes, e mais de uma, medidas de proteção. É perceptível que a campanha e sua divulgação não estão atingindo uma quantidade populacional adequada, independente do grau de escolaridade. Conclusão: Os resultados do estudo mostram que a campanha contra o câncer de pele realizada anualmente pela SBD não é conhecida por parte da população e a conscientização desse público é fundamental, enfatizando a importância do diagnóstico precoce na melhora do prognóstico.
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