A influência do estímulo e do vínculo familiar no desenvolvimento de crianças com síndrome de Down

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Caroline Porto Aguiar
Caio Oslo Oliveira Cardoso
Dayanna da Silva Carvalho Faria
Joyce Oliveira Matos
Lucas Adriano de Oliveira Silva
Layla Sales Silva Rabêlo
Murillo Cursino de Castro Silva
Shaina Medeiros de Figueredo
Lorena Leão Gomes Leahy
Michela Macedo Lima Costa

Resumo

Objetivo: Analisar como o estímulo e o vínculo familiar influenciam no desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down. Revisão bibliográfica: O desenvolvimento de indivíduos portadores da síndrome sofre influência de acordo com a qualidade do cuidado, educação e experiência que lhe são oferecidos. Assim, esses serão motivados pelos recursos que estão disponíveis e pelas atitudes das pessoas com as quais convivem. Através da brincadeira a criança desenvolve suas capacidades motoras, verbal e cognitivas. Ou seja, ela é uma forma de assimilação funcional e repetitiva que desenvolve hábitos e esquemas sensório-motores.  Além disso, torna-se necessário a orientação da família, para que esses estejam mais envolvidos e seguros no processo do desenvolvimento da criança, e possam planejar métodos criativos, lúdico para que em casa iniciem a estimulação precoce. Quando esta intervenção precoce se focaliza no binômio is-criança, os efeitos são mais favoráveis, garantindo a continuidade do tratamento em casa. Considerações finais: Com isso, o estímulo precoce e adequado além de um ambiente familiar favorável pode contribuir para esse desenvolvimento.

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Como Citar
AguiarC. P., CardosoC. O. O., FariaD. da S. C., MatosJ. O., SilvaL. A. de O., RabêloL. S. S., SilvaM. C. de C., FigueredoS. M. de, LeahyL. L. G., & CostaM. M. L. (2021). A influência do estímulo e do vínculo familiar no desenvolvimento de crianças com síndrome de Down. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(11), e9199. https://doi.org/10.25248/reas.e9199.2021
Seção
Revisão Bibliográfica