Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina: uma revisão de literatura

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Rafaela Salomão Moura
Letícia Tristão Sotto Cruz
Izabela Machado Rodrigues
Cassandra Mendes Assunção e Silva
Victor Lucas Ferreira
Bianca da Rocha Siqueira
Gabriela Salomão Moura
Carlos Eduardo Montenegro da Silva
Gabriela Campos Rezende
Marcos Antonio Mendonça

Resumo

Objetivo: Analisar na literatura acerca das características da Síndrome de Burnout (SB) nos acadêmicos de medicina. Revisão bibliográfica: A SB uma reação à tensão emocional crônica por lidar excessivamente com pessoas, caracterizada fundamentalmente por despersonalização, exaustão emocional e percepção reduzida da autoeficácia. Os índices de SB são maiores entre os estudantes de Medicina quando comparados com os da população geral. A tensão para realizar todas as demandas do curso de medicina, dificuldades de adaptação, a carga horária extensa de trabalhos e estudo, a sobrecarga de informação, a idealização da importância do médico e do estudante de medicina além da falta de tempo para momentos de lazer entre os familiares e amigos são fatores desencadeantes para síndrome. Considerações finais: Dessa forma, são necessárias ações em âmbito de saúde pública que visem à reestruturação do currículo médico de modo a estimular no aluno a humanização e que haja, também, um acompanhamento multidisciplinar desses acadêmicos visando prevenção e identificação precoce dos sinais da síndrome.

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Como Citar
MouraR. S., CruzL. T. S., RodriguesI. M., SilvaC. M. A. e, FerreiraV. L., SiqueiraB. da R., MouraG. S., SilvaC. E. M. da, RezendeG. C., & MendonçaM. A. (2021). Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(11), e9205. https://doi.org/10.25248/reas.e9205.2021
Seção
Revisão Bibliográfica