Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina: uma revisão de literatura
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Resumo
Objetivo: Analisar na literatura acerca das características da Síndrome de Burnout (SB) nos acadêmicos de medicina. Revisão bibliográfica: A SB uma reação à tensão emocional crônica por lidar excessivamente com pessoas, caracterizada fundamentalmente por despersonalização, exaustão emocional e percepção reduzida da autoeficácia. Os índices de SB são maiores entre os estudantes de Medicina quando comparados com os da população geral. A tensão para realizar todas as demandas do curso de medicina, dificuldades de adaptação, a carga horária extensa de trabalhos e estudo, a sobrecarga de informação, a idealização da importância do médico e do estudante de medicina além da falta de tempo para momentos de lazer entre os familiares e amigos são fatores desencadeantes para síndrome. Considerações finais: Dessa forma, são necessárias ações em âmbito de saúde pública que visem à reestruturação do currículo médico de modo a estimular no aluno a humanização e que haja, também, um acompanhamento multidisciplinar desses acadêmicos visando prevenção e identificação precoce dos sinais da síndrome.
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