Tecnologias educacionais voltadas para gestantes: revisão integrativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amanda Vitória Santos de Brito
Janilson de Souza Menezes
Matheus Lopes dos Santos
Marlucilena Pinheiro da Silva
Nely Dayse Santos da Mata
Elizabeth Teixeira
Camila Rodrigues Barbosa Nemer

Resumo

Objetivo: Identificou-se as Tecnologias Educacionais propostas para gestantes, publicadas nos últimos cinco anos. Métodos: Tratou-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Medline, Lilacs e Bdenf, no período de maio a junho de 2021. Os critérios de inclusão foram: artigos completos, disponíveis on-line, em português e/ou inglês e que abordaram a temática escolhida. O período para corte foi 2016 a 2021. Os critérios de exclusão: publicações na modalidade cartas, resenhas e editoriais; teses, dissertações, monografia; duplicados; sem convergência com a questão de pesquisa; cujo método não estava bem descrito; com texto completo indisponível; e que não foram produzidos para a realidade brasileira. Resultados: A amostra final foi constituída por 20 artigos, nos quais se destacou a desigualdade regional tanto de produção científica como de foco dos estudos, o uso de aplicativos móveis, lacunas de assuntos que precisam ser abordados pelas tecnologias voltadas para as gestantes e estas tecnologias estão em fase de aplicação ao público-alvo. Considerações finais: Ficou evidente um aumento de publicações e o protagonismo da enfermagem quanto a construção, validação e aplicação de Tecnologias Educacionais, entretanto, estas ainda são escassas no que tange à atenção ao pré-natal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BritoA. V. S. de, MenezesJ. de S., SantosM. L. dos, SilvaM. P. da, MataN. D. S. da, TeixeiraE., & NemerC. R. B. (2021). Tecnologias educacionais voltadas para gestantes: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(11), e9227. https://doi.org/10.25248/reas.e9227.2021
Seção
Revisão Bibliográfica