O uso do PECS como tecnologia do cuidado à criança com autismo

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Ana Beatriz Souza Cabral
Adely Cristine Sales Campos
Maura Layse Botelho Rodrigues
Samilly de Laura Freitas Bechara
Leopoldo Silva de Moraes

Resumo

Objetivo: Relatar uma experiência dentro de uma residência terapêutica para os cuidadores dos pacientes e para profissionais do local sobre o Picture Exchange Communication System (PECS). Métodos: Trata-se de um relato de experiência, estudo qualitativo, com participação de 11 pais, 4 profissionais e 2 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Barcarena/PA, a partir da exposição do programa, abordou-se sua importância, como desenvolver e confeccionar o material. Relato de Experiência: Observado o caráter produtivo, os pais se apresentaram proativos a essa tecnologia que ainda desconheciam, enquanto os profissionais despertaram aptidão para realizar a capacitação do programa que será ofertada. Além de contar com a participação de 1 criança com TEA para demonstração da atividade. Conclusão: A adoção do PECS frente a necessidade do desenvolvimento verbal infantil é imprescindível. O papel da enfermagem se faz necessário para a aplicação e apoio desse meio de comunicação.

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Como Citar
CabralA. B. S., CamposA. C. S., RodriguesM. L. B., BecharaS. de L. F., & MoraesL. S. de. (2019). O uso do PECS como tecnologia do cuidado à criança com autismo. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (31), e923. https://doi.org/10.25248/reas.e923.2019
Seção
Relatos de Experiência