Prompts instrucionais como estratégia metacognitiva no ensino de arritmias cardíacas supraventriculares para estudantes de medicina

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Ricardo Negri Bandeira de Mello
Giovanna de Oliveira Fonseca
Amanda Perpetuo de Oliveira
José Maria Peixoto

Resumo

Objetivo: Comparar o efeito de dois métodos de ensino (prompts instrucionais e estudo autodirigido) na competência diagnóstica de arritmias supraventriculares em estudantes de medicina. Métodos: Estudo experimental com três fases: avaliação inicial (fase 1), treinamento (fase 2) e avaliação tardia (fase 3). A amostra foi composta por 24 estudantes, que na fase 1 forneceram os diagnósticos dos ritmos cardíacos de 11 traçados de Eletrocardiograma (ECG). Na fase 2, a amostra foi dividida em dois grupos. O Grupo 1 adotou o estudo autodirigido, e o Grupo 2 prompts instrucionais. Na fase 3 (após uma semana), toda a amostra forneceu os diagnósticos dos ritmos cardíacos de 11 novos traçados de ECG. Resultados: Após a fase 2, os alunos melhoraram os escores diagnósticos em relação à fase 1, independentemente o método de ensino utilizado. Na fase 3, a média das notas do Grupo 2 superou o Grupo 1 (p = 0,034). Conclusão: O uso de prompts instrucionais no ensino de ritmos cardíacos, foi capaz de melhorar a acurácia diagnóstica dos estudantes para as arritmias estudadas.

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Como Citar
MelloR. N. B. de, FonsecaG. de O., OliveiraA. P. de, & PeixotoJ. M. (2022). Prompts instrucionais como estratégia metacognitiva no ensino de arritmias cardíacas supraventriculares para estudantes de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(1), e9244. https://doi.org/10.25248/reas.e9244.2022
Seção
Artigos Originais