Prompts instrucionais como estratégia metacognitiva no ensino de arritmias cardíacas supraventriculares para estudantes de medicina
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Comparar o efeito de dois métodos de ensino (prompts instrucionais e estudo autodirigido) na competência diagnóstica de arritmias supraventriculares em estudantes de medicina. Métodos: Estudo experimental com três fases: avaliação inicial (fase 1), treinamento (fase 2) e avaliação tardia (fase 3). A amostra foi composta por 24 estudantes, que na fase 1 forneceram os diagnósticos dos ritmos cardíacos de 11 traçados de Eletrocardiograma (ECG). Na fase 2, a amostra foi dividida em dois grupos. O Grupo 1 adotou o estudo autodirigido, e o Grupo 2 prompts instrucionais. Na fase 3 (após uma semana), toda a amostra forneceu os diagnósticos dos ritmos cardíacos de 11 novos traçados de ECG. Resultados: Após a fase 2, os alunos melhoraram os escores diagnósticos em relação à fase 1, independentemente o método de ensino utilizado. Na fase 3, a média das notas do Grupo 2 superou o Grupo 1 (p = 0,034). Conclusão: O uso de prompts instrucionais no ensino de ritmos cardíacos, foi capaz de melhorar a acurácia diagnóstica dos estudantes para as arritmias estudadas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.