Desenvolvimento de uma tecnologia educacional para pais e/ou cuidadores de crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV)
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever o processo de produção de uma tecnologia educacional sobre Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) a partir das percepções de pais e/ou cuidadores de crianças com esta condição. Métodos: Pesquisa descritiva, quali-quantitativa, desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde onde funciona o Programa de alergia alimentar na região Norte. Foram avaliados 65 pais e/ou cuidadores. Foi utilizado um formulário e entrevista semiestruturada, a fim de nortear a produção da tecnologia. Os registros foram analisados por meio da análise categorial-temática. Resultados: A análise originou três categorias: Conhecer a APLV, a alimentação e seus desafios e dificuldades e o cuidado com a criança e o apoio familiar, que subsidiaram a construção da tecnologia educacional, que após sua validação, contribuirá para o cuidado à criança com APLV. A cartilha contém 49 páginas e 11 tópicos de conteúdo, com textos e imagens. Conclusão: A construção de tecnologias educacionais é uma potencial ferramenta de educação em saúde para favorecer a autonomia, promover saúde e estimular o cuidado seguro, com base nas reais necessidades dos pais e/ou cuidadores de crianças com APLV.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.