Desenvolvimento de uma tecnologia educacional para pais e/ou cuidadores de crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eva Lorena Jaques Rodrigues
Rejane Maria Sales Cavalcante Mori
Sandra Maria dos Santos Figueiredo

Resumo

Objetivo: Descrever o processo de produção de uma tecnologia educacional sobre Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) a partir das percepções de pais e/ou cuidadores de crianças com esta condição. Métodos: Pesquisa descritiva, quali-quantitativa, desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde onde funciona o Programa de alergia alimentar na região Norte. Foram avaliados 65 pais e/ou cuidadores. Foi utilizado um formulário e entrevista semiestruturada, a fim de nortear a produção da tecnologia. Os registros foram analisados por meio da análise categorial-temática. Resultados: A análise originou três categorias: Conhecer a APLV, a alimentação e seus desafios e dificuldades e o cuidado com a criança e o apoio familiar, que subsidiaram a construção da tecnologia educacional, que após sua validação, contribuirá para o cuidado à criança com APLV. A cartilha contém 49 páginas e 11 tópicos de conteúdo, com textos e imagens. Conclusão: A construção de tecnologias educacionais é uma potencial ferramenta de educação em saúde para favorecer a autonomia, promover saúde e estimular o cuidado seguro, com base nas reais necessidades dos pais e/ou cuidadores de crianças com APLV.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RodriguesE. L. J., MoriR. M. S. C., & FigueiredoS. M. dos S. (2021). Desenvolvimento de uma tecnologia educacional para pais e/ou cuidadores de crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(12), e9281. https://doi.org/10.25248/reas.e9281.2021
Seção
Artigos Originais