Ação educativa com profissionais de saúde na identificação do idoso vulnerável: relato de experiência
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Resumo
Objetivo: Realizar uma ação educativa com profissionais da saúde sobre a utilização do instrumento de identificação do idoso vulnerável, o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20 (IVCF-20). Detalhamento do caso: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos de enfermagem do 6º período, de uma Instituição Privada de Ensino, na cidade de Belém-Pará, em abril de 2019. A atividade foi realizada com dez profissionais, envolvendo um enfermeiro, quatro Agentes Comunitária da Saúde, uma assistente social e uma psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), um médico e duas técnicas de enfermagem. O local da ação foi em uma Unidade de Saúde da Família (ESF), localizado no Distrito Administrativo do Benguí (DABEN), na cidade de Belém-Pará. Utilizaram-se como estratégias para o desenvolvimento da ação educativa a roda de conversa, guiado por materiais ilustrativos como banner e cartilha, e o estudo de um caso clínico. Considerações finais: O resultado da ação educativa evidenciou que o apoio aos profissionais de saúde deve ser realizado visando a melhoria na qualidade do atendimento ao idoso. É necessário que as políticas públicas sejam implementadas para que vise a autonomia e a independência do idoso.
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