Indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão no ensino superior

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Paulo Ricardo Dias de Sousa
Iara Rege Lima Sousa
Bruna Furtado Sena de Queiroz
Kátia Lima Braga
Marielle Cipriano de Moura
Francisca Jessica de Sousa Oliveira
Annielson de Sousa Costa

Resumo

Objetivos: Descrever a implementação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no ensino superior. Métodos: Trata-se de estudo de revisão integrativa de literatura. A seleção do material bibliográfico para este estudo ocorreu nos meses de janeiro a março de 2019, na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que incluem as bases, LILACS – BIREME (Bases de dados da literatura Latino Americana, em Ciências de Saúde) e Scielo – Scientific Electronic Library Online. Os descritores foram encontrados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), Ensino superior, Extensão comunitária e Pesquisa. Resultados: Os estudos analisados reconhecem que a função do princípio consiste em embasar o ensino universitário, a partir da integração dos três pilares do ensino superior, de modo a formar profissionais cada vez mais capacitados, aliando a teoria com a prática, o conhecimento científico e empírico. O fazer universitário a partir desse pressuposto implica no reconhecimento de que a formação do professor deve ocorrer articulada à vivência do real, fundada em uma relação entre teoria e prática. Conclusão: No entanto, os estudos revelam que essa integração não ocorre de maneira efetiva, com o predomínio do ensino nas universidades, sem articulação com a pesquisa e a extensão.

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Como Citar
SousaP. R. D. de, SousaI. R. L., QueirozB. F. S. de, BragaK. L., MouraM. C. de, OliveiraF. J. de S., & CostaA. de S. (2019). Indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (32), e938. https://doi.org/10.25248/reas.e938.2019
Seção
Revisão Bibliográfica