Educação em saúde realizada por enfermeiros para mulheres com neoplasia de mama: revisão integrativa
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Resumo
Objetivo: Avaliar as evidências científicas relacionadas às práticas de educação em saúde desenvolvidas por enfermeiros na assistência à saúde para mulheres com neoplasia de mama. Métodos: Revisão integrativa da literatura, com levantamento bibliográfico realizado via bases de dados do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, portal Pubmed e base de dados SciVerse Scopus. Incluíram-se estudos originais em português, inglês ou espanhol, sem recorte temporal, justificado pela intenção de identificar a produção de conhecimento ao longo do tempo acerca dessa temática. Resultados: O corpus foi composto por 17 artigos e a análise dos dados possibilitou agrupá-los em três categorias temáticas: Utilização de tecnologias educacionais como fonte de informações, Educação em saúde para rastreamento e diagnóstico precoce: o que auxilia e o que dificulta?, E Enfermeiro como educador em saúde: auxiliando mulheres que convivem com neoplasia de mama. Considerações finais: As tecnologias educativas são importantes estratégias para viabilizar o fornecimento de informações em saúde, fazendo com que as mulheres que vivem com neoplasia de mama consigam compreender o seu processo de saúde-doença. Ainda, o enfermeiro é visualizado como uma figura referência no desenvolvimento de educação em saúde, de modo a contribuir para o desenvolvimento de estratégias de enfretamento e de autocuidado.
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